Grupo de planejamento familiar 20/02/2013



As reuniões do grupo de planejamento familiar ocorrem todas as quartas-feiras às 17h. Depois de três sessões você ganha o seu certificado. Saiba sobre um dos assuntos que falamos durante os encontros. Começaremos uma nova turma no dia 27/02/2013.


PÍLULA ANTICONCEPCIONAL

O que é ?
A pílula anticoncepcional é um comprimido que contém hormônios (substâncias químicas) parecidos com os hormônios que a mulher produz em seu corpo. É importante sabermos que existem dois tipos de pílula:
  • A pílula combinada – que contem dois hormônios chamados de estrogênio e progesterona;
  • Minipílula (ou também conhecida como pílula de progesterona) - que contem apenas o hormônio progesterona.
 Como se usa?
Para usar qualquer uma das pílulas acima, é importante que a mulher (adolescente, jovem ou adulta), após escolher a pílula como método anticoncepcional, procure um serviço de saúde para receber as informações e orientações corretas sobre como usar o método, bem como suas características.
Cabe ao/à profissional de saúde também, informar e orientar sobre os critérios médicos de elegibilidade , que irá dizer se a pessoa pode ou não usar o método anticoncepcional escolhido, neste caso a pílula.
Como a pílula funciona?
A principal forma de ação da pílula anticoncepcional é impedir que ocorra a ovulação, ou seja, se a pílula for usada corretamente ela impede o amadurecimento e saída do óvulo do ovário, impedindo assim que ocorra a fecundação (encontro do óvulo com o espermatozóide).
A pílula produz também alteração no muco cervical (engrossamento), dificultando assim a passagem dos espermatozóides pelo colo do útero.
Qual a eficácia da pílula
Primeiro é importante sabermos que eficácia é o resultado que o método anticoncepcional tem em alcançar, ou seja, previnir (evitar) uma gravidez. Segundo, para cada tipo de pílula temos uma eficácia, já que a composição química (homônimos), como vimos acima, é diferente uma da outra.
  • Pílula combinada: Sua eficácia apresenta taxa de falha de 0,1 a 8%, ou seja, de cada 1.000 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam este tipo de pílula no período de um ano, de 1 (uma) a 80 (oitenta) mulheres, podem vir a engravidar.
  • Minipílula: Sua eficácia apresenta taxa de falha de 1.0% em um ano, quando usada durante a amamentação, ou seja, de cada 1.000 mulheres (adolescentes, jovens e adultas) que usam este tipo de pílula durante o período de amamentação, 10 (dez) podem vir a engravidar.
    Quando usada fora do período de amamentação apresenta taxa de 3 a 10% em um ano, ou seja, de cada 1.000 mulheres que (adolescentes, jovens e adultas) que usam este tipo de pílula, de 30 (trinta) a 100 (cem) podem vir a engravidar.
IMPORTANTE
Independente do tipo de pílula, quando usada corretamente e seguindo as orientações do/a profissional de saúde, maior será sua eficácia, ou seja, menor será a chance de ocorrer uma gravidez.
 Quais são os benefícios que o uso da pílula pode trazer para a saúde da mulher?
  • Regular o ciclo menstrual, bem como diminuir o tempo de sangramento e a quantidade;
  • Diminuir a freqüência e a intensidade das cólicas menstruais;
  • Diminuir a incidência de gravidez ectópica, câncer de endométrio, câncer de ovário, cistos de ovário e doença inflamatória pélvica;
  • Ser utilizada como anticoncepção de emergência, após uma relação sexual desprotegida, seguindo as orientações corretas;
  • Facilitar o retorno da fertilidade após termino ou interrupção da cartela;
  • Pode ser usada durante a amamentação (Mini-Pílula).
IMPORTANTISSIMO
Para usar a pílula anticoncepcional é extremamente importante que a mulher procure antes um serviço de saúde, para receber uma orientação mais detalhada sobre o método escolhido e verificar qual o melhor tipo de pílula pode ser usado de acordo aos critérios de elegibilidade.
Quais são os efeitos colateriais que o uso da pílula pode trazer para a saúde da mulher?
  • Náuseas (mais comum nos três primeiros meses);
  • Dor de cabeça leve.
  • Sensibilidade nos seios.
  • Leve ganho de peso.
  • Nervosismo.
  • Espinhas.
  • Alterações do ciclo menstrual, ou seja, manchas ou sangramento nos intervalos entre as menstruações, especialmente se a mulher esquece de tomar a pílula ou não toma corretamente (mais comum nos três primeiros meses).
  • Amenorréia, ou seja, ausência da menstruação.
  • Em algumas mulheres podem causar alterações do humor.
SE LIGA!
 A Pílula anticoncepcional NÃO previne das DST / HIV-AIDS, por isto é importante usar a camisinha masculina ou a camisinha feminina em todas as relações e práticas sexuais, pois só ela oferece essa prevenção.
 fonte:http://www.adolescencia.org.br/adolescencia/interna.asp?menu=1&menu1=1&menu2=1&divcont=sim


Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Laranjeiras do Sul, S/N - Magalhães Bastos

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3523-8591